Artigos
VÍRUS
Os vírus de computador nada mais são do que "mini" programas criados com alguma intenção ilícita. Não há nada de extraordinário nos vírus de computador, simplesmente, pessoas que possuem um certo conhecimento em linguagens de programação criam os vírus (mini programas) com determinadas finalidades, como por exemplo, roubar informações pessoais do PC (senhas, dados de CPF, RG, etc.), copiar listas de contatos de e-mail, ou simplesmente danificar arquivos do sistema operacional ou de outro aplicativo qualquer.

Novos Alvos
Muito se fala de prevenção contra vírus de computador em computadores pessoais, mas pouca gente sabe que com a evolução, aparelhos que tem acesso à internet, como muitos tipos de telefones celulares, handhelds, VOIP, smartphones, etc podem estar atacando e prejudicando a performance dos aparelhos em questão. Por enquanto são casos isolados, mas o temor entre especialistas em segurança digital é que com a propagação de uma imensa quantidade de aparelhos com acesso à internet, hackers e crackers irão se interessar cada vez mais por atacar esses novos meios de acesso a web. Também se viu recentemente que vírus podem chegar em produtos eletrônicos defeituosos, como aconteceu recentemente com iPODS da Apple, que trazia um "inofensivo" vírus (qualquer antivírus o elimina, antes que ele elimine alguns arquivos contidos no iPOD), nessas situações, avisar o fabricante é essencial para evitar danos muito grandes.
Detectando, prevenindo e combatendo os vírus

Remover um vírus de um sistema sem a ajuda das ferramentas necessárias é uma tarefa complicada até mesmo para um profissional. Alguns vírus e outros programas maliciosos (incluindo o spyware) estão programados para re-infectar o computador mesmo depois de detectados e removidos.
Atualizar o computador periodicamente é uma ação preventiva contra os vírus. Além dessa opção, existem algumas empresas que fornecem ferramentas não gratuitas, que ajudam na detecção, prevenção e remoção permanente dos vírus.